terça-feira, 29 de maio de 2012

Ética na Administração






Ética na Administração


“Ética é o conjunto de valores e princípios morais que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética é algo que é construído no tempo e no espaço, e o que faz com que a sociedade evolua é o quanto ela é desenvolvida.” Conforme citação do professor da disciplina de Teoria Geral da Administração, Vaner do Prado, no evento que ocorreu na Faculdade Castro Alves em 24 de março de 2012, com objetivo de esclarecer questões sobre o ponto de vista ético na Administração, na Psicologia e na Contabilidade.
A ética é formada a partir do convívio familiar e social, ou seja, é um costume diário, íntimo e particular, pois cada indivíduo tem uma compreensão moral. A ética profissional é uma extensão da pessoal, quanto temos uma estrutura familiar moralmente correta à tendência é levar esse comportamento para todos os campos da sua vida, dentre eles o profissional.
Uma das funções do administrador é tomar decisões e para isso deve se preocupar com alguns fatores aos quais passará constantemente. As consequências, os riscos, os valores, conhecimento no campo de atuação, tudo isso partindo da compreensão ética. Porém nem todas as pessoas tem essa preocupação, o que pode trazer problemas para a empresa, pois a ética é fundamental para o bom funcionamento de uma instituição.
Como ser ético num sistema capitalista ao qual se impera a corrupção voltada a intolerância numa visão de sempre obter lucro, oprimindo  de maneira cruel aos que menos tem poder, desconsiderando valores raciais, religiosos, culturais e sexuais que no intimo individual tem sua respectiva importância. O ideal é respeitar essa multiplicidade tomando atitudes corretas, que tragam benefícios as empresas e as pessoas que lá trabalham, gerando um bom ambiente de trabalho gerando assim bons resultados e uma consciência tranquila para o responsável o pelas decisões.
O fato de uma organização ser bem sucedida não significa que ela segue os padrões éticos. O administrador, para pôr em prática os conceitos de ética no ambiente profissional, precisa se preocupar em direcionar suas decisões de forma coerente, pensando e todos os envolvidos desde os trabalhadores, colaboradores e consumidores. Justamente por causa da grande diversidade humana e social dos pontos de vistas diferentes em ralação à ética, que podem ser aplicados  a partir do pensamento de que a base da mesma vem do entendimento de justiça ou de obrigação moral, a empresa deve encontrar a melhor forma de atingir seu objetivo e desenvolvimento sem ferir os padrões éticos institucionais e sócias.




Nenhum comentário:

Postar um comentário