terça-feira, 29 de maio de 2012

Ética nas Organizações Empresariais


Ética nas Organizações Empresariais

 A ética tem em seus fundamentos básicos, o respeito, a moral, a dignidade, a honestidade os costumes referindo-se a ação e reação do ser humano; assim sendo, os fundamentos éticos são as ideias de uma pessoa ou até mesmo de uma instituição empresarial estabelecendo padrões que atribuem valores, princípios e regras que definem as obrigações apontando os limites comportamentais na avaliação de seus costumes que devem ser respeitados qualificando a moral e identificando a melhor forma de convívio social.Segundo os autores os valores éticos podem ser associados às empresas, como uma forma de conduta a ser seguido, dificilmente se vê uma instituição empresarial de grande porte que não tenha padrões éticos para serem seguidos. Os grandes administradores passaram a colocar em prática esses valores, vendo a ética como uma base para o crescimento gerando um comportamento que passa a orientar as opções e decisões das pessoas, determinando o que merece ser desejada, sua intensidade de desejo e as preferências manifestas na realização e materialização desse desejo.
Destacam ainda que uma empresa precisa de um bom status social, ou pelo menos de credibilidade para poder ser reconhecida, pois os consumidores passaram a se conscientizar exigindo das empresas qualidades nos produtos oferecidos, inovação e postura dos funcionários, padrões e atitudes éticas desde o processo de contratação observando se há em sua forma de administrar exploração infantil, destruição do meio ambiente, diminuindo suas compras aos quais os produtos eram considerados eticamente danoso. Diante da influente pressão da sociedade, as empresas adaptaram-se a comportamentos sociais diferentes aos quais que tinham antes, onde os consumidores eram obrigados a adaptar as suas necessidades ao que era produzido pelas empresas. Perceberam que as decisões internas da empresa dependem diretamente da influência de fatores externos ao ambiente organizacional e que as decisões afetam várias partes ao redor da empresa. As organizações viram na ética uma forma de superarem as crises do mercado; para não falirem resolveram utilizar métodos diferenciados de administração.
Sendo assim concluem que para se obter uma conduta ética no âmbito organizacional visando o bem estar tanto dos funcionários quanto dos consumidores é preciso atender as necessidades humanas respeitando o que foi estabelecido pela justiça sinalizando as condutas e procedimentos errôneos e evitando toda e qualquer forma de corrupção.




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